Victor Santiago, judoca da seleção brasileira Sub-18, conquistou a medalha de prata (até 50kg) na European Cup de Biesko-Biala, na Polônia, neste sábado, 20 de maio.
Com o resultado, ele assume a liderança do ranking nacional na sua categoria e se torna um forte candidato por uma vaga no próximo Campeonato Mundial Juvenil.
Victinho (como é conhecido na UMBRA VASCO) tem colecionado conquistas nos últimos tempos: foi medalhista de prata na categoria no último Meeting Nacional – realizado em fevereiro no Mato Grosso do Sul – e ganhou dois ouros, sendo um deles no Torneio de Abertura da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) em março, e outro no Campeonato Carioca, em abril.
Morador da Barreira do Vasco, Victinho começou no Judô com 5 anos de idade graças ao incentivo da irmã, Victoria Santiago, que é aluna da UMBRA VASCO, faixa-preta no 1º Dan, conseguiu bolsas de estudo através do esporte e hoje é professora no Centro Educacional Recriando e no Colégio Darwin Gama, no Rio.
A partir dos 10 anos de idade comecei a viajar e competir, aí ganhei o Brasileiro e fui vice no Pan-americano Sub-13 no México. O Judô para mim é uma profissão, meu sonho é ser atleta olímpico e conquistar a medalha de Ouro. Sempre digo que a UMBRA VASCO pra mim é uma segunda família, eles mudaram minha vida. Venho para cá, me divirto, treino e faço o que amo
Victinho