Mais uma vitória pra conta. O Vasco da Gama conquistou o oitavo título do Campeonato Brasileiro de Futebol PC (para atletas com paralisia cerebral) na última quinta-feira (10), após empatar em 1 a 1 com o Caira, do Mato Grosso do Sul. A competição aconteceu em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
O campeonato contou com cinco times na primeira divisão e foi disputado em pontos corridos, com todos jogando contra todos, ficando com o troféu o time com a melhor campanha.
O Vasco venceu os três primeiros confrontos: 3 a 0 contra o Otimismo, 10 a 0 contra o AMAPED/Praia Clube e 10 a 0 contra APBS/Santos. No último jogo, o Vasco empatou com o Caira e a confirmação de mais esse título se deu por saldo de gols. Com este triunfo, o Vasco chegou a marca de sete títulos brasileiros na competição.
Essa edição do campeonato brasileiro serviu como uma seletiva para a montagem do time que representará o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, que acontecerá de 17 a 25 de novembro, na capital chilena. O Brasil tem quatro títulos parapan-americanos: Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019.
Após o brasileiro, o Vasco teve cinco representantes convocados para a fase de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol PC, entre os dias 21 e 29 de agosto, em São Paulo. Mauro Luz Brasil da Silva, fisioterapeuta do Vasco da Gama, compõe a comissão técnica; Leonardo Giovani Morais, Ubirajara da Silva Magalhães, Evandro de Oliveira Gomes de Souza e Lucas Henrique da Silva são os atletas vascaínos convocados.
Confira a lista da delegação vascaína campeã brasileira 2023 de futebol PC:
Atletas:
Jorge Luiz da Silva
Leonardo Giovani Morais
Diogo Barta Machado
Hebert Honório Lemes Oviedo
José Carlos Monteiro Guimarães
Lucas Henrique da Silva
Fabio da Silva Bordignon
José Augusto Siqueira
Ubirajara da Silva Magalhães
Felipe Rafael da Silva Gomes
Douglas Paiva Laurentino
Comissão Técnica:
Rodrigo Terra Cardoso
Marcos Vinícius Ferreira
Fernandes Celso Alves