Club de Regatas Vasco da Gama

CR VASCO DA GAMA

CR VASCO DA GAMA

Parentes de José Augusto Prestes visitam o Vasco e fazem doação

Publicado em 15/07/2023

O Club de Regatas Vasco da Gama teve a honra de receber a visita da família do ex-Presidente do Clube, José Augusto Prestes, que assinou a Resposta Histórica (1924)

Além de visitarem o Cruzmaltino, a família veio doar um busto e um quadro do histórico dirigente.

As obras de arte pertenciam ao bisneto de Prestes, José Luiz Castelo Branco de Macedo Soares, infelizmente, já falecido. José Luiz esteve presente com a família na comemoração dos 90 anos da Resposta Histórica, em evento realizado na Sede Náutica da Lagoa, no ano de 2014.

Hoje (15/07), estiveram presentes a viúva Ana Maria Noronha Andrades, os filhos Ana Luiza Andrade de Macedo Soares e Gabriel Andrade de Macedo Soares, e o sobrinho Thiago de Macedo Soares Telles Ribeiro. Esses três últimos são trinetos de José Augusto Prestes.

Os parentes de Prestes visitaram o Centro de Memória do Clube, onde assinaram o Termo de Doação. Depois, fizeram uma visita ao Estádio de São Januário, acompanhados do historiador do Vasco, Walmer Peres.

José Augusto Prestes foi o presidente que assinou o Ofício n.° 261, de 07 de abril de 1924, a nossa Resposta Histórica. Episódio no qual o Vasco marcou uma postura institucional inequívoca contra o racismo e o preconceito social no futebol.

O dirigente enfrentou os mandatários dos clubes coirmãos e não excluiu 12 jogadores vascaínos, homens das camadas populares, a pedido da Comissão Organizadora da Associação Metropolitana de Esportes Atheticos (AMEA).

Prestes possui uma grande história de vida e sua trajetória será melhor contada em futuras produções do Centro de Memória.

O Clube agradece imensamente aos familiares pela doação.

Posts Relacionados

Cadastro efetuado com sucesso!