A judoca Luana Carvalho, de 21 anos, conquistou a medalha de prata na categoria até 70 kg no Open Pan-americano, em Varadero, Cuba, neste domingo, 9 de abril.
A competição faz parte do ciclo declassificação para a Olimpíada de Paris 2024.
Luana Carvalho, que é atleta da seleção brasileira, já está classificada para os Jogos Pan-Americanos 2023 que serão disputados em Santiago, no Chile, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro.
Ela teve seu início no judô aos 10 anos de idade graças a amigos que a indicaram para a UMBRA VASCO.
Na época, morava na Barreira do Vasco e tinha como meta ser campeã brasileira nas categorias menores.
Luana conta que teve apoio do coordenador Andrezão Amorelli (que faleceu em 2020) e da sensei Soraya Amorelli, idealizadores do projeto, para conseguir as vitórias que tanto almejava:
Eles foram as pessoas que acreditaram em mim desde o meu início no judô. Sabe aquele momento em que nem a gente mesmo acha que pode ganhar? Felizmente sei que eles estão comigo e sempre apoiaram o meu trabalho. Foi graças a esse suporte que eu consegui vencer os títulos nacionais nas categorias maiores.
Desde então, foi Campeã Brasileira Sub-18 e Ouro no Pan-Americano Júnior, além do Bronze no Mundial Sub-21, realizado em Olbia, na Itália, em 2021.
A judoca conta como a UMBRA VASCO tem papel fundamental em sua trajetória:
Quando olho pra trás e vejo de onde eu vim e onde estou hoje, percebo como o esporte e a UMBRA VASCO mudaram minha vida. Tenho muito orgulho de representar este projeto social.