Luana Carvalho (70kg), judoca UMBRA-Vasco, conquistou duas medalhas no Campeonato Pan-Americano e Oceania no último final de semana, nos dias 16 e 17, em Calgary, no Canadá. A brasileira, que tem a melhor posição no ranking mundial no peso médio, ficou com a medalha de bronze na categoria individual 70kg e foi fundamental para a seleção brasileira na conquista do ouro na competição por equipes.
Na disputa individual (sábado,16/9), Luana teve três lutas, vencendo a primeira contra a colombiana Luisa Bonilla por ippon. Na segunda, foi superada pela futura campeã venezuelana Elvismar Rodriguez e venceu o duelo valendo o bronze contra a cubana Ydelannis Gomez Feria por ippon.
Luana foi decisiva no ouro por equipes ao vencer todas as suas lutas. Neste domingo (17/09), o campeonato por equipes começou para a seleção brasileira com uma vitória de 4 a 0 em cima de Cuba na qual Luana Carvalho (70kg) superou Ydelannis Gomez Feria por punições. Na rodada seguinte, diante do anfitrião Canadá, Rafaela Silva (57Kg), abriu o 4 a 1 com um ippon sobre Mahee Savoie, e, também por ippon, Luana Carvalho venceu Alexandra Lefort. Por fim, na grande decisão, novo triunfo por 4 a 0 contra Cuba e Luana Carvalho novamente passando por Ydelannis Gomez Feria por punições.
Além de campeã por equipes, a seleção brasileira liderou o quadro de medalhas do Campeonato Pan-Americano e Oceania com um total de 15 láureas (6 ouros, 4 pratas e 5 bronzes).
O que ainda está por vir em 2023?
Após a disputa do Pan, Luana segue direto para o Grand Slam de Baku, no Azerbaijão, que acontecerá de 22 a 24 de setembro, em mais um desafio na corrida olímpica rumo à Paris 2024. Em outubro, a judoca vascaína já está com o carimbo do passaporte garantido para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, de 20 de outubro a 5 de novembro. A convocação oficial da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) saiu nesta segunda (18/09).
* Com informações da FJERJ