Club de Regatas Vasco da Gama

CR VASCO DA GAMA

CR VASCO DA GAMA

Presidentes

Francisco Golçalves do Couto Junior

1898 – 1902

Francisco Gonçalves do Couto Junior foi o primeiro presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, sendo eleito na Assembleia de Fundação, realizada em 21 de agosto de 1898, com 52 votos, dos 62 possíveis.

Couto Junior tomou posse em 28 de agosto daquele ano. Filho dos portugueses Francisco Gonçalves do Couto e Maria Maxima das Dores, nasceu no dia 26 de novembro de 1864, na Ilha de Tavira (Tavira), Algarve, Portugal.

Era negociante do ramo de serralheria a vapor, sendo proprietário da firma “Serralheria a Vapor Francisco Gonçalves do Couto Junior”, que passaria a se chamar “Teixeira & Couto, quando entrou em sociedade com Antonio Teixeira Rodrigues (Conde de Santa Marinha).

A sede da firma ficava na Rua da Saúde, do n.° 106 ao n.°112. Sua residência localizava-se na Rua Barão de São Felix, n.° 25.

Couto Junior saiu do Vasco da Gama em 1899, no contexto da Primeira Cisão Social do Clube. Retornou para a agremiação vascaína em 1901, ostentando o título de “Presidente Honorário”, sendo eleito novamente para o cargo de Presidente naquele mesmo ano.

O Presidente-Fundador veio a falecer no exercício de seu cargo, no dia 05 de março de 1902, vitimado por um rompimento de aneurisma.

O mandatário vascaíno foi peça fundamental para o surgimento do Vasco da Gama e forneceu o sustentáculo financeiro e social que impulsionaram o Clube no seu primeiro ano de existência.

Nascimento:

26/11/1864, Ilha de Tavira, Tavira, Algarve, Portugal

Falecimento:

05/03/1902, Rio de Janeiro/RJ

Pai:

Francisco Gonçalves do Couto

Mãe:

Maria Maxima das Dores

Profissão:

Comerciante

Ramo de atividade:

Serralheria a vapor

Períodos na Presidência:

1898-1902

Cadastro efetuado com sucesso!