Compromisso com a sustentabilidade
O Clube tem como Visão “Elevar, através de conquistas desportivas nos territórios nacional e internacional, as cores e os valores vascaínos, em especial no futebol, sendo, de forma incondicional, o representante máximo na defesa da diversidade na sociedade brasileira em consonância com a ‘RESPOSTA HISTÓRICA’, carta que consideramos o nosso batismo.”
Valores da Administração
[GRI 102-16]
Somos o legítimo clube do povo.
Viemos do povo, lutamos por ele e ganhamos para sua alegria. Nossa torcida é nosso maior patrimônio.
Cuidamos das crianças e somos imortais.
Provemos educação na cidadania, no estudo e no esporte. Nossas raízes estão fincadas na nossa vocação para cuidar das crianças e futuros atletas em sua formação como cidadãos.
Cuidamos das crianças e somos imortais.
Provemos educação na cidadania, no estudo e no esporte. Nossas raízes estão fincadas na nossa vocação para cuidar das crianças e futuros atletas em sua formação como cidadãos.
Nossa tradição nos move ao futuro.
Respeitamos nossas tradições, valorizando-as e celebrando-as. Desejamos o novo e trabalhamos pela excelência na gestão do presente em nome das próximas gerações.
Construímos nosso próprio gigantismo.
Trabalhamos por uma relação sadia com todos os setores da sociedade, mas não abrimos mão da nossa independência e altruísmo na construção da nossa grandeza.
Nossa natureza é vencer.
Entendemos que nossa trajetória nos obriga a perseguir o topo: SEMPRE. A vitória nos define e dá norte, é a nossa natureza.
Nossa diversidade nos faz mais fortes.
Respeitamos as diferenças, valorizamos a diversidade de ideias e posições. Não discriminamos e defendemos o contraditório sempre em prol do melhor para o Vasco da Gama.
O objetivo social do Vasco da Gama, sua história e seu propósito estão intrinsicamente relacionados à sustentabilidade, que envolve o compromisso com aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.
A estratégia de gestão do Vasco da Gama está pautada em seis pilares: Orgulho e Reencontro com Nossa História, Valores e Tradições; Reestruturação Administrativa; Reestruturação Financeira; Reestruturação e modernização do Futebol; Revitalização do Patrimônio; e, Reforma do Estatuto.
Esses pilares de atuação trazem consigo um sistema integrado de gestão, uma nova governança corporativa – com ênfase na ética e na integridade – o fortalecimento institucional do Clube na luta contra discriminação, nas causas sociais e no desenvolvimento local.
Dessa forma, podemos verificar que o planejamento estratégico integra questões financeiras e não financeiras. Esse é o primeiro passo para uma gestão ESG (acrônimo mais difundido, do inglês, Environmental, Social and Governance) ou ASG (acrônimo em português, Meio Ambiente, Social e Governança).