A campanha do título

5.º Jogo - Vasco 1x0 Fluminense

Domingo, 20 de maio de 1923

Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ

5.Jogo---Vasco1x0Fluminense
Da esquerda para a direita: Paschoal, Nicolino, Negrito, Arlindo, Claudio, Bolão, Cecy, Arthur, Torterolli e Leitão. O goleiro Nelson está agachado. Fonte: Revista da Semana. Acervo: Biblioteca Nacional.

A torcida do Vasco abarrotava os estádios. As arenas menores não suportavam o volume da massa vascaína. Diante desse cenário, a Diretoria do Vasco solicitou o aluguel do Estádio das Laranjeiras para enfrentar o seu proprietário: o Fluminense Football Club. Baluarte do amadorismo do futebol carioca, o Fluminense era o maior campeão do Rio de Janeiro. A ousadia dos dirigentes vascaínos demonstrava a confiança inabalável que tinham nos Camisas Negras. O resultado não poderia ser outro: vitória! O Vasco assumia a ponta do campeonato, de onde não sairia mais. Para as elites, havia-se estabelecido uma missão: alguém precisava parar os Camisas Negras.

Ficha Técnica

Domingo, 20 de maio de 1923

VASCO 1×0 Fluminense/RJ

Campeonato Carioca de 1923 – 1.º  Turno

Estádio das Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ

VASCO: Nelson; Leitão e Claudio; Nicolino, Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Arlindo, Cecy e Negrito. Técnico: Ramón Platero (URU)

Fluminense/RJ: Ramos; Motta Maia e Chico Netto; Laís, Bordallo e Fortes; Paulo Vianna, Zezé, Welfare, Coelho e Moura Costa. Técnico: Pode Pettersen.

Gol: Arlindo 30/2.º T (VAS)

Árbitro: Virgílio Fedrighi

Fonte: Almanaque do Vasco (2019)