A campanha do título

7.º Jogo - São Christovão 2x3 Vasco

Domingo, 10 de junho de 1923

Estádio da Rua Figueira de Melo, Rio de Janeiro/RJ

7.Jogo-SaoChrisxVasco
Time do Vasco. Da esquerda para a direita: (em pé) Paschoal, Torterolli, Leitão, Claudio, Negrito, Cecy, Arlindo, Arthur, Bolão e Nicolino; (ajoelhado) Nelson. Fon Fon (1923). Acervo: Biblioteca Nacional

Os Camisas Negras encerraram o primeiro turno da competição com 6 vitórias e 1 empate. A vitória por 3 a 2 sobre o São Christovão, na casa do adversário, coroava a liderança da primeira etapa do campeonato. A campanha invicta do Vasco até então, na qual os cruzmaltinos abateram os principais e mais ricos clubes de futebol da capital do Brasil, era destacada nos jornais e revistas. Mesmo que os elogios geralmente viessem com ressalvas, porque uma parte da imprensa não conseguia engolir que uma equipe emergente no futebol, recém-chegada à principal categoria do ludopédio carioca, formada por jogadores das camadas populares, estivesse fazendo uma das melhores campanhas da história do Campeonato Carioca.

Ficha Técnica

Domingo, 10 de junho de 1923

VASCO 3X2 São Christovão/RJ

Campeonato Carioca de 1923 – 1.º Turno

Estádio da Rua Figueira de Melo, Rio de Janeiro/RJ

VASCO: Nelson; Leitão e Claudio; Nicolino, Bolão e Arthur; Paschoal, Torterolli, Arlindo, Cecy e Negrito. Técnico: Ramón Platero (URU)

São Christovao/RJ: Paulino; Lúcio e Hermann; Capanema, Nesi e Olivier, Oswaldo, Arthur Bahiano, Epaminondas, João e Rômulo. Técnico: Informação não encontrada.

Gols: Epaminondas 5/1.º T (SCR), Lúcio (contra) 6/2.º T (VAS), Nesi (pênalti) 18/2.º T (SCR), Torterolli 22/2.º T (VAS) e Arlindo 28/2.º T (VAS)

Árbitro: Casemiro Santa Maria Pereira

Fonte: Almanaque do Vasco (2019)