Cecy

Nome: Sylvio Moreira

Nascimento: 07/12/1897, Niterói/RJ

Falecimento:

Pai:

Mãe:

Profissão (1923): Empregado do comércio

Local de trabalho (1923): T. Bastos & Cia.

Endereço de trabalho (1923): Rua Camerino

Posição: Meia-esquerda

O grande Cecy estreou no Villa Izabel em 1917. O Villa era um dos maiores rivais do Vasco nas divisões de acesso. A agremiação vascaína foi atrás do jogador para disputar o Campeonato de 1923. A saída de Cecy da equipe do Villa foi bastante conturbada. O jogador chegou a ser expulso daquele clube. A entrada de Cecy na agremiação vascaína gerou fortes críticas de parte da mídia escrita carioca. Tanto o atleta quando o Vasco foram atacados. Com muita sabedoria e negociação, os dirigentes vascaínos conseguiram convencer os mandatários do “time do Campo do Jardim Zoológico” a perdoarem o atleta para que ele tivesse condições de ser jogador cruzmaltino.

Entretanto, a Comissão de Sindicância da Liga Metropolitana, assim como fez com Torterolli e Nicolino, cassou o seu registro, acusando-o de ser analfabeto. Cecy já atuava pelo Villa Izabel há anos, disputando jogos na 1.ª Divisão  e na 2.ª Divisão. O Vasco conseguiu reverter a cassação e inscrever seu atleta. O jogador era mais um craque negro que chegava para fortalecer o elenco vascaíno na disputa da Série A da 1.ª Divisão da METRO.

Sylvio Moreira era um meio-campo ofensivo, que chegava na frente. Embora não fosse tão construtor quanto Torterolli, era um goleador. Marcou 8 gols nas 14 partidas pelo Campeonato de 23, sendo o artilheiro vascaíno, ao lado de Arlindo.  Assim, o jogador tanto compunha o meio-de campo, quanto ajudava no ataque.

Cecy, niteroiense de baixa condição social, também teve sua exclusão solicitada pela Comissão Organizadora da AMEA. Permaneceu no Clube por mais uma temporada, levantando também o troféu do Campeonato Carioca de 1924, o primeiro título do ludopédio vascaíno. A conquista inédita veio graças ao seu gol, na final contra o Bonsucesso/RJ, vencida pelo Vasco por 1 a 0, no dia 30 de novembro daquele ano. Disputou partidas amistosas pelos “Veteranos do Vasco”, nas décadas de 1930 e 1940. Em 1951, assim como Nicolino, participou das comemorações pelo bicampeonato carioca da agremiação vascaína (1949-1950).

A primeira partida de Cecy pelo Vasco ocorreu em 25 de março de 1923, no amistoso contra a equipe do Petropolitano/RJ, vencido pela agremiação vascaína por 7 a 1. A sua última pelo Cruzmaltino foi em 14 de dezembro de 1924, no amistoso contra o Andarahy/RJ, vencido pelo Vasco por 4 a 3. No geral, Sylvio Moreira disputou 39 jogos, obtendo 32 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, marcando 21 gols.

Títulos

  • Campeonato Carioca (1923 / 1924 – invicto)